domingo, 24 de junho de 2012

2012 é o ano da franja


Zooey Deschanel: ícone ganhou paródia na internet Foto: Reprodução
NOVA YORK - No baile de gala do Metropolitan Museum, mês passado, Ginnifer Goodwin mostrou franjas tão aparadas quanto a grama do estádio dos Yankees. Já a franja de Jessica Biel faz lembrar os Beatles. E a de Marion Cotillard, tortinha? O cabeleireiro estava doidão quando cortou.
Depois teve o desfile da Chanel, com franjas em tons pastel — estilo ovo de Páscoa. E a de Rooney Mara no filme "Millenium: os homens que não amavam as mulheres", que inspirou desfiles em Milão, Londres e Nova York. As revistas de fofoca já estão chamando 2012 de "o ano da franja".
Por séculos a franja é um statement — Cleópatra usava, isso já é suficiente. Mas não vamos deixar de citar Anna Wintour, Lea Michele, Beyoncé e Nicole Kidman — algumas das atuais adeptas. Zooey Deschanel, no entanto, é a que mais causa comoção. A atriz teve suas franjas comparadas aos arcos do McDonald’s, uma marca que se reconhece a distância. No YouTube, há até um vídeo-paródia, em cima da música "Moves like Jagger", protagonizado por MadMoni: duas moças entram num salão e saem de lá com franjas e cheias de atitude, cantando: "Grab me by the hair and transform me. Chop until you drop and I can’t see. I want those bangs like Zooey. Give me those bangs like Zooey. I need those bangs like Zooey".
Outro vídeo que faz sucesso na internet, escrito pelas comediantes Giulia Rozzi e Brooke Van Poppelen, pergunta, com uma voz em off: "Sua banda não é notada? Você parece retardada em vestidos vintage? Rapazes barbudos ignoram você? Parece que você está precisando de franjas!".
Mas não é uma questão de modinha apenas, a franja corrige defeitos. Johnny Lavoy, consultor de cabelo da L’Oréal Paris, lembra que franjas ficam melhores em pessoas que têm testa grande, porque elas fazem com que a linha do cabelo pareça mais baixa.
— Elas também são ótimas alternativas ao Botox na testa — diz, maldando a modinha. — Rosto oval combina com qualquer tipo de franja. Formato redondo fica melhor com franjas maiores, de ladinho. Rostos quadrados, com franjas de lado. Em finos e longos, o melhor é o corte cheio e comprido.