domingo, 26 de agosto de 2012

Pilates: saiba por que ele virou mania entre as famosas


O pilates é o exercício preferido de Jennifer Aniston, Madonna, Deborah Secco e outras famosas elogiadas pela boa forma. Mas você sabe quais são os benefícios desta atividade? “O corpo trabalhado pelo pilates é torneado, forte, longilíneo e flexível. A atividade ainda ajuda a ganhar resistência, perder peso e corrigir a postura. Acredito que este seja o segredo para atrair pessoas com uma vida agitada, que buscam um exercício completo e com resultados visíveis", explica Myra Hirano, fisioterapeuta, instrutora de pilates e diretora do Myra Hirano - Pilates & Care . A seguir, entenda como você pode ter o corpo dos sonhos praticando pilates:

  • 1
    Pilates emagrece, sim!
    Segundo Michel Salgado, fisioterapeuta e sócio-diretor daMetacorpus Studio Pilates, é possível queimar até 450 calorias em uma hora de aula. “A prática regular de pilates é capaz de trazer os mesmos benefícios musculares conseguidos com outras aulas na academia. Para emagrecer e tonificar os músculos com esta atividade é preciso praticá-la três vezes por semana, tempo para desenvolver uma carga de 20 exercícios”. Se você praticar outras atividades aeróbicas, como caminhada, corrida e natação, a instrutora Myra recomenda praticar o pilates duas vezes por semana. 
  • 2
    Mat Pilates
    É a aula de pilates em grupo, oferecida em academias. Segundo Myra, “o pilates pode ser praticado fora dos aparelhos específicos, em grupo ou de forma individual. Usando um tapetinho ou a bola suíça você pode praticar alguns exercícios em casa, na praia ou em um jardim. A faixa elástica é um acessório leve e prático, que pode ser levado para viagens”. Neste caso, a única desvantagem é não ter uma série específica e personalizada.
  • 3
    Atividades complementares
    De acordo com Myra, para perder peso e conseguir um corpo delineado é preciso investir também em exercícios aeróbios. “O pilates trabalha o corpo todo e proporciona diversos benefícios, mas é preciso complementar a prática com exercícios cardiovasculares, como caminhada ou corrida. Esta seria a fórmula ideal de atividade física para um corpo em forma”, diz a instrutora de pilates.
  • 4
    Contraindicações
    “Os exercícios de pilates não oferecem impacto, sobrecarga muscular ou articular, mas certos  movimentos podem ser contraindicados. No caso de um aluno com osteoporose, é preciso evitar flexões e rotações na coluna, evitando a pressão nas vértebras e possíveis fraturas. Com aulas personalizadas individuais, ou em grupos de até quatro alunos, o instrutor é capaz de dar toda a atenção que o aluno necessita, evitando e prevenindo lesões”, orienta Myra. De acordo com a instrutora, a atividade pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, incluindo aquelas que sofreram lesões e precisam de reabilitação fisioterápica.