domingo, 26 de agosto de 2012

Especialistas dão 15 dicas para usar a escova de cabelo a seu favor


Falamos com experts que nos ensinaram o melhor jeito de pentear os fios e ainda a maneira correta de higienizar o acessório
Não dá para fugir, é preciso lavar as escovas de cabelo pelo menos uma vez por semana (Foto: Thinkstock)


1 – Para desembaraçar prefira as escovas “raquetes” (grandes e quadradas). “As com cerdas espaçadas arrancam menos fios e facilitam o penteio”, afirma Luciano Barsanti, tricologista – especialista em cuidados com o cabelo – e diretor médico do Instituto do Cabelo.

2 – Para alisar, escolha escovas redondas com revestimento de cerâmica ou metal, que potencializa o calor do secador e acelera o processo de secagem. “Funciona quase como uma chapinha, mas sem perder o balanço”, diz Natália. As melhores escovas para alisar são as redondas com cerdas naturais ou mistas (naturais e de nylon).

3 – Quem tem cabelo afro ou muito cacheado deve usar um pente largo. “A escova pode abrir os cachos e modifica a textura natural do cabelo”, destaca Natália.

4 – “Escovas redondas pequenas com cerdas plásticas são muito boas para modelar as pontas de cabelos lisos e ainda ajudam a dar volume”, afirma a cabeleireira.

5 – Para finalizar penteados ou desfiar os fios, opte pelas escovas achatadas de cerdas naturais.

6 – As de madeira diminuem a eletricidade estática do cabelo e atenuam o frizz.

7 – Escolha o tamanho da escova de acordo com o comprimento do seu cabelo ou o acabamento que quer dar. Quanto mais longo, maior deve ser a escova para secar ou pentear. As menores ajudam a enrolar as pontas dos cabelos compridos ou dar volume aos curtos.

8 – Evite as automáticas. Para manuseá-las corretamente é preciso ter muita prática. “Elas podem enroscar e arrancar o cabelo e os bulbos, que são a fábrica dos fios”, diz Luciano.

9 – Não deixe o cabelo embaraçado por muito tempo. “Isso pode gerar uma fissura no fio e desestruturá-lo”, afirma a cabeleireira.

10 – Não escove demais, apenas o suficiente para desembaraçar ou arrumar. Em exagero aumenta a oleosidade e arranca os fios.

11 – Penteie depois do banho, com o cabelo ainda úmido. Quanto a escovar no chuveiro, as opiniões se dividem. Luciano não recomenda: “Com a água quente, a cutícula do cabelo fica mais aberta e sensível. Os fios também se agrupam mais e isso dificulta a escovação”. Já Ademir Jr. afirma que escovar durante o banho é indicado para quem tem o cabelo muito embaraçado: “Ele fica mais fácil de desembaraçar quando molhado. Devemos lembrar ainda que o pentear no banho ajuda a espalhar os cosméticos.”

12 – Comece a escovação a partir da raiz. “Se as pontas estiverem difíceis de desembaraçar, segure o cabelo com uma mão, como se estivesse fazendo um rabo, e penteie com a outra. Assim você evita a tração da raiz, que enfraquece os fios”, diz o tricologista Luciano.

13 – Remova os fios que ficarem na escova assim que terminar de pentear. Não espere acumular. “Quando você arranca o cabelo ele vem com gordura e sujeira”, afirma Luciano. “Isso se torna um meio de cultura propício para bactérias e fungos, que podem causar coceiras, descamação e caspa.”

14 – Evite compartilhar sua escova com outras pessoas, exatamente por acumularem resíduos, bactérias e fungos.

15 – Higienize as suas escovas pelo menos uma vez por semana. Misture água e detergente e deixe-as de molho por uma hora. Em seguida, enxágue bem. A dica só não vale para as que têm tecido ou almofadas. Essas não podem ficar de molho, mas também devem ser lavadas regularmente.

1 - Escova raquete, para desembaraçar (Condor); 2 - De cerâmica com cerdas mistas, para alisar (Belliz); 3 - Redonda, para modelar e dar volume (Ricca); 4 - Achatada com cerdas naturais, para finalizar o penteado e desfiar (Marco Boni); 5 - De madeira, para diminuir o frizz (ProArt)