domingo, 15 de julho de 2012

Cabelo saudável no Inverno


Finalmente o clima está mais fresco. Frio daqueles que não deixa a maquiagem derreter, mas que também te faz pensar 2x na hora de lavar os cabelos. 
E quando estava no banheiro nesse dilema pensei em quantas pessoas já não passaram por essa terrível dúvida nesse inverno e decidi tocar no assunto.
O que fazer no inverno:
► Lavar os cabelos com água morna à temperatura ambiente, durante o banho isso é quase uma missão impossível, eu sei. Então lave o cabelo antes ou após o banho.
► Lavar o cabelo de 1 a 2 vezes por semana para o acumulo de oleosidade, resíduos e sujeira não causar descamação e aumentar a quantidade de fungos que causam caspa.
► Caso o couro cabeludo já apresente um quadro de descamação e coceira, use um shampoo anti-caspa durante esses dias mais frios.
► Proceder algum tipo de tratamento após a lavagem, deixe o condicionador de folga, e nesses dias mais frios opte por nutrição ou hidratação para evitar os danos decorrentes do clima. 
► Invista em finalizadores com efeito anti-umidade, eu recomendo o Protetor Térmico Gold Black da Amend, o Leave-in Oyster da Mediterrani e o Sérum Seda Clima Resist da Seda. Para os mais céticos, saiba que o sérum da Seda foi o que teve o melhor desempenho resistindo a uma noite inteira no sereno (em cabelo com escova/prancha).
O que NÃO fazer no inverno:
► Passar mais de uma semana sem lavar os fios e higienizar o couro cabeludo.
► Molhar o cabelo com frequência ao longo do dia/noite para baixar volume (ato comum a quem possui cabelo cacheado). É melhor usar uma quantidade maior de leave-in, modelador de cachos, fixadores, etc...
► Deixar o cabelo secar ao natural, por conta da baixa temperatura do ar os fios demoram mais para secar e essa umidade associada a gordura do couro cabeludo e ao calor da pele promove um ambiente propício à proliferação de fungos e bactérias.