segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como Saber Se A Maquiagem Está ou Não Estragada?


Eu sou do tipo que só tem em casa as maquiagens de uso “imediato”, e se ganho mais do que preciso, faço logo uma doação para primas, amigas e afins, porque esse é o tipo de produto que dura pouco e estraga rápido, e, por isso, não justifica ter toneladas em casa, a menos, é claro, que você seja maquiadora, drag queen ou trabalhe no circo ou teatro.
De modo geral, as substâncias que são utilizadas na composição para preservar os produtos de maquiagem garantem uma durabilidade média de dois anos, dependendo do produto, mas inúmeros fatores podem reduzir essa durabilidade, como o calor, a umidade e a luz solar, por exemplo.
Muitas vezes o produto está dentro do prazo de validade estabelecido no rótulo, mas alterações na textura, na cor e no cheiro dão sinais de que ele não deve ser usado e precisa ser descartado. Dá dó, eu sei, mas é o que tem que ser feito!
O jeito mais certo de saber se dá ou não pra usar os seus produtos, se eles estão ou não estragados, é prestando atenção em alguns “sinais”, como explicarei abaixo.
maquiagem vencida Como Saber Se A Maquiagem Está ou Não Estragada?
De Olho no Cheiro!
Cada produto possui uma fragrância específica, que pode ficar mais ou menos intensa em decorrência de alguns fatores, como os fatores ambientais. Entretanto, se o cheiro muda, fica mais ácido, mais azedo ou com um odor “podre”, jogue o produto fora porque, com certeza, tem “algo errado” e provavelmente o produto estragou ou está contaminado.
Preste Atenção na Cor
Todo produto que contém pigmentos coloridos, como sombras, blushs e batons, por exemplo, são sensíveis à luz, sobretudo se a embalagem for transparente, e isso significa que podem ocorrer mudanças na intensidade da cor, que fica mais “fraca”. Até aí, está tudo certo, tudo normal. Mas se o produto muda de cor, que é diferente de ficar com a cor mais ou menos intensa, evite usar, pois há chances altas de que ele esteja estragado.
Sinta a Textura!
Alguns produtos, como o rímel, por exemplo, mudam facilmente de textura, ficando mais grossos ou mais “finos” com o passar do tempo, mas é preciso observar com cuidado essas alterações pois elas são indícios de algo pode estar errado.
Tem Manchas?
Manchas são – quase sempre – sinal de que há contaminação por fungos ou bactérias, portanto, evite o uso e descarte o produto!
Cuidados básicos
  • Antes de usar qualquer produto de maquiagem, lave as mãos, para que os resquícios de sujeira não entrem em contato com o produto e acabe estragando-o.
  • Pincéis e esponjas de maquiagem devem ser lavados com água e sabão neutro, ou loções específicas, quinzenalmente. Além disso, é indispensável limpar os pincéis a cada vez que eles forem usados.
  • Se o batom apresentar “gotinhas” que parecem suor, significa que, por causa da temperatura elevada, sua composição foi alterada, e isso é um risco. Por isso, é preciso interromper o uso e jogar o produto no lixo.
  • Maquiagem é item de uso pessoal e não deve ser emprestada. Não, não é egoísmo, é questão de higiene e bom senso!