segunda-feira, 9 de julho de 2012

Existe uma beleza para cada idade?


Há muito tempo venho ouvindo de muitas pessoas, desde a minha infância e passando pela minha adolescência, a seguinte frase: “Cada beleza possui a sua idade”. Mas, na realidade, essa frase era de efeito para desculpar o preconceito embutido com as mulheres de mais idade.

A sensação que eu tinha era de que mulheres acima de 40 anos tinham cumprido sua missão como “fêmeas”, termo que associam à feminilidade e sensualidade que passavam de mulheres desejadas e bonitas para a beleza de serem mães e avós. Particularmente sempre achei uma leitura equivocada de como a mulher vai se transformando ao longo dos anos... Graças a Deus, isso tudo isso mudou.  Cada vez mais temos referenciais de mulheres que acompanharam o seu tempo tornando-se, sim, mais maduras, mas sem descredenciá-las como mulheres.

No quesito beleza, mulheres como Demi Moore, Julia Roberts, Débora Bloch, Marieta Severo, Luiza Brunet e muitas outras, cada uma na sua fase de vida, são não só referências de beleza, mas de postura e de vida. Vivem plenamente a sua beleza com elegância, delicadeza, inteligência e, sim, são mães e às vezes avós sem que isso vire uma marca. 

Na música, temos Madonna como maior ícone. No cinema, eternas divas como Meryl Streep e Cate Blanchett. Na moda, vemos o recente retorno de modelos ícones da moda dos anos 90, como Cindy Crawford e Linda evangelista, todas com mais de 40 anos e em capas de revistas s de moda do mundo todo.

Matérias especiais com modelos ícones dos anos 80, como Christie Brinkley (com mais de 60 anos), mostram que tudo isso mudou. A capa da Vogue Itália deste mês traz a atriz e modelo Isabella Rossellini, com mais de 50 anos, e matéria com Bo Derek, umas das mulheres mais sensuais dos anos 80, com mais de 50 anos também.

O mercado da mulher mais madura agora é poderoso.
 Mais do que uma tendência, acredito ser um novo caminhar e um novo olhar do mundo para esta mulher e dela para ela mesma. Nesse novo mundo e para esta nova mulher madura, o que importa é estar conectada e oxigenar permanentemente o seu cérebro. Dessa forma, aquele envelhecer de antigamente demora muito mais para acontecer. 

No ramo da beleza, as descobertas são sensacionais: além dos cremes de tratamento com cada vez mais ativos, a maquiagem, além de embelezar, protege e hidrata, alimentando a pele, dando firmeza e até ajudando a regenerar lábios sem volume e tristes. Além de a mulher adequar isso ao seu estilo pessoal e seguir tendência, também agrega jovialidade.

Temos grandes lançamentos – inclusive no mercado nacional – como as linhas anti-age cada vez mais elaboradas. Na dermatologia temos efeitos quase mágicos, com restabelecimento do colágeno, firmeza devolvida, pele luminosa e com linhas atenuadas. E os famosos preenchimentos e botox têm ótimos efeitos quando indicados por bons profissionais.

Cara mamãe e cara vovó, durante o tempo em que vocês leram essa coluna, vocês poderiam estar aplicando um bom creme ou até colocando um batonzinho... Brincadeiras à parte, tudo isso é, sim, importante. Mas o mais importante é resgatar sempre a felicidade de dentro de vocês!